Bem vindo ao Arinos Notícias, Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
Noticia
     
29 de Novembro, 2017 - 13:56
Ministro Blairo Maggi anuncia incentivo a plantação de café em Juara e demais cidade do noroeste de MT

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi anunciou no final do dia 28, o Plano de fortalecimento do Café em Mato Grosso na região noroeste do estado com liberação de 6 milhões de reais.

Juara foi incluída no programa sendo a única do Vale do Arinos. Maggi explicou em sua publicação no facebook, sobre a aptidão geográfica semelhante a Rondônia, onde esteve a poucos dias: “Acabo de sair da agenda aqui no Ministério em que a pauta foi plantio de #café na região noroeste de #MT. Estiveram aqui no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a bancada parlamentares do estado e prefeitos. Acredito no potencial desta região, por isso, hoje, foi assinada a liberação de R$ 6 milhões para o Plano de Fortalecimento do Café em Mato Grosso. Lá no estado, já existe um programa para café, agora, vamos entrar com este reforço.

Lembrei que, há cerca de um mês estive no estado vizinho, RO, em Alta Floresta do Oeste, para participar de uma audiência pública do Senado sobre o café. Também, visitei uma lavoura de uma lavoura de café Robusta (clonal) de 4 hectares, que produz 190 sacas/ha.

Desde que estive lá, decidi replicar o modelo em outros estados. E, como Mato Grosso tem solo e clima semelhantes, tenho certeza que teremos ótimos resultados. O objetivo do recurso é promover o plantio do grão por meio de parcerias com a Embrapa, Senar, universidades e prefeituras. A tecnologia utilizada é de mudas de café clonal, que são adequadas para a região.

Além dos parlamentares de MT, participaram da reunião hoje no Mapa, prefeitos dos municípios de Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Juína, Aripuanã, Castanheira, Apiacas, Paranaita, Brasnorte, Juara, Alta Floresta.”

Para a Rádio Tucunaré e Site Acesse Noticias o Ministro enviou a notícia de maneira resumida pelo whastapp: "Bom dia. Ontem lancei o programa de fortalecimento do Café para a região Noroeste de MT, 12 municípios irão participar e vão receber recursos para montar viveiros para mudas e recursos para custeio. A Embrapa vai ser o braço científico com todo conhecimento através da Embrapa RO . Este reforço irá ajudar o programa Pró Café do governo do estado. Vai atender a agricultura familiar. Esperamos que no futuro o MT seja o maior produtor de café do BR.

Abraço

Blairo

O vereador Flavio Valério, que retornou de viagem de Brasília há poucos dias, com vários outros vereadores, disse que visitaram ministros e deputados e conseguiram assegurar recursos de emendas e de ministros, onde a Juara, caberá 250 mil reais de repasses para incentivo à produção de café. Eles ouviram do Ministro Blairo Maggi que existe uma lista de espera dos municípios e que vai atender por ordem, por quem o visita, por considerar que quem o procura tem interesse e luta para conquistar.

Fonte: Acesse Noticias
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
12/12/2017
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2017 - Arinos Notícias