Bem vindo ao Arinos Notícias, Quarta-Feira, 22 de Agosto de 2018
Notícia
     
5 de Junho, 2018 - 15:55
IFMT Juína conquista 1º Lugar em prêmio nacional 'Para Todos' de inclusão escolar

O IFMT campus Juína conquistou o 1° lugar no Prêmio nacional “Para todos” de inclusão escolar, a agraciada foi a professora Mileide Terres de Oliveira, responsável pela inscrição, onde relatou as atividades desenvolvidas na instituição com uma aluna surda do curso técnico em meio ambiente.

O trabalho vencedor é intitulado “Libras e educação inclusiva: reflexões sobre o sujeito surdo” e mostra a inclusão da aluna Camila Pais numa turma de nível médio. Entre as ações desenvolvidas foram realizadas atividades como formação básica em libras para os alunos (a própria aluna com deficiência auditiva atuava como intérprete), interpretação de músicas em libras, pesquisa sobre libras e o uso da língua portuguesa para a pessoa com surdez.

Como resultado, a aluna pôde participar efetivamente da Jornada Científica do IFMT e os alunos apresentaram desenhos que expressavam a cultura surda. Além disso, ao término deste trabalho houve o 1° Encontro de Cultura Surda e Libras do IFMT, com a participação de aproximadamente 250 pessoas ouvintes e surdas. O trabalho permitiu a socialização da aluna em situação de inclusão com os demais, bem como possibilitou o uso e a difusão das libras no ambiente educacional do instituto.

Isabel Ribeiro Pains, mãe da aluna Camila manifestou sua emoção com a premiação através de uma rede social, segundo ela “isso não deveria ser reconhecido de vez enquanto e ser premiado, isso deveria ser rotina e visto pelos outros como uma coisa normal, más como a INCLUSÃO ela só é vista na maioria das vezes no papel e não na prática, isso as vezes surpreende muitos, fico feliz por minha filha Camila Pains ter sido a motivação para o desenvolvimento desse trabalho como a única Aluna SURDA do campus juina” relatou a mãe.

O prêmio contou com inscrições feitas de todo o Brasil, os trabalhos evidenciam o esforço de muitos professores em fazer da inclusão uma realidade nas salas de aula do país. Não se pode deixar de destacar também que as escolas públicas, concentraram a maior parte dos trabalhos, como é o caso do IFMT Juína.




Fonte: Jna Notícias
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
21/08/2018
20/08/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2018 - Arinos Notícias