Bem vindo ao Arinos Notícias, Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Notícia
     
5 de Julho, 2018 - 08:32
Alerta falso de vírus induz usuário a baixar aplicativos de segurança

Um alerta de vírus tem preocupado usuários que navegam pela internet através do celular. Ao acessar um site pelo navegador, uma mensagem interrompe o acesso à página e adverte: “O sistema está fortemente danificado por quatro vírus”. O alerta – que circula há alguns anos pela internet – é falso e tem como objetivo induzir o usuário a instalar aplicativos de segurança.

A mensagem ainda cita o modelo do aparelho de celular e afirma que o cartão da operadora pode ser danificado. Além disso, orienta um passo a passo de como se proteger: instalar um aplicativo de antivírus pelo PlayStore, cuja empresa varia de acordo com a mensagem.

“Nós detectamos que o seu (modelo do aparelho) é 28,1% danificado por causa de quatro vírus prejudiciais de sites adultos recentes. Logo ele irá danificar o cartão SIM do seu telefone e corromper seus contatos, fotos, dados, aplicações, etc. Se não remover o vírus agora, ele irá causar graves danos ao seu telefone”, diz o alerta que normalmente invade o espaço onde fica o endereço do site e substitui pela url “9alfqdvrha.pw”. O especialista na área de segurança de informação da PBI Dynamic it Security, Rafael Cardoso, ressalta que a mensagem em si não representa perigo para o usuário. “Na verdade, não se deve clicar na imagem e no link, que é um falso antivírus. A única coisa que tem que fazer é fechar a janela do navegador. Assim, não há riscos”, explicou.

A mensagem é inserida em diferentes sites por algum invasor, que quer incentivar o download do aplicativo ou que tenha alguma intenção maliciosa. “A maior parte desse tipo de ataque funciona baseado em falsa informação. Tem a mesma origem do spam e o mesmo intuito: cutucar a pessoa. Você clica e cria prejuízo”, ressaltou Cardoso.

Atenção e preocupação no mundo digital

Especialista em segurança da informação da SoftwareOne, Caio Borges Comunello explica que o smartphone, assim como o computador, é vulnerável e pode ser infectado de diversas formas, como no compartilhamento de arquivos e, inclusive, por redes wi-fi contaminadas. Por isso, ele orienta aos usuários a ter atenção e preocupação com as atividades realizadas na internet.

“Pela facilidade do smartphone, as pessoas acreditam que é uma forma segura, quando na verdade não é. A gente tem que trazer para o mundo digital as mesmas preocupações que temos no mundo físico”, destacou.

Além disso, para evitar contaminação de vírus é preciso ter alguns cuidados como desconfiar de promoções, principalmente àquelas muito atrativas e que pedem diversas informações pessoais. Os dados podem ser roubados, ocasionando spam, ligações para o telefone que podem executar golpes e ainda a captação de dados do celular.

“A preocupação deve existir em todo momento, porque se as pessoas não desconfiarem não vai existir uma mudança cultural nas ações cotidianas do mundo digital. A gente tem que entender quais as armadilhas e desconfiar sempre”, ressaltou.





O que fazer caso receber alertas de vírus

– Não clique em nenhum link que tenha na mensagem;

– Feche a janela do navegador;

– Pesquise sobre o tipo de mensagem que recebeu, normalmente o ataque é recorrente e há informações sobre sua falsidade na internet;

– Se tiver receoso, você pode restaurar o aparelho para as configurações de fábrica e trocar suas senhas de acesso do e-mail e demais aplicativos.

Fonte: Correio do Povo
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
19/11/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2018 - Arinos Notícias