Bem vindo ao Arinos Notícias, Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Notícia
     
9 de Julho, 2018 - 13:21
Vigilância em saúde e Epidemiológica Detecta casos de Catapora em Tabaporã.

A secretaria municipal de saúde por meio da vigilância em saúde e epidemiológica comunica que foram detectados casos de Catapora em nossa Cidade.

Através desse informativo visamos combater a transmissão principalmente aos grupos de risco; como também orientar alguns cuidados para os que já estão adoentados, contando sempre com a colaboração de todos.

DOENÇA

A varicela também conhecida como Catapora, é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster, que acomete principalmente crianças, sendo benigna nesta faixa etária. Em recém-nascidos, adolescentes e adultos, o quadro clínico é mais grave.

Os primeiros sinais e sintomas da varicela ANTES do aparecimento das lesões/erupções características da doença são:Febre baixa;Cefaleia (dor de cabeça)Vômito;Mal-estar;Dor de garganta;Perda de apetite.

Depois aparece erupções cutâneas avermelhadasespalhadas por todo o corpo e (coceira) sendo muito comum o paciente querer ficar se coçando o tempo todo.Dentro de 24 horas essas erupções evoluirão para bolhas(com conteúdo transparente e bordas avermelhadas).

Podem ocorrer de200 a 500 lesõesque causam intenso prurido (coceira), as primeiras lesões aparecem comumente na cabeça ou pescoço, e a medida que evoluem vão surgindo também no tronco e membros, além das mucosas (oral, genital, respiratória e conjuntiva).

Os ciclos das lesões ocorrem basicamente: Pápulas – vesículas – pústulas e crostas.A varicela (catapora) é transmitida de pessoa para pessoa, através de:Secreções respiratórias (saliva, espirro, tosse ou fala); Contato direto com lesões de pele, quando as mãos têm contato com o líquido das bolhas contaminadas de alguma pessoa doente e infectam a via aérea ou mucosa oral; Contato indireto través de roupas ou superfícies que foram utilizadas pela pessoa doente; enquanto houver bolhas, ainda há o risco de transmissão da Catapora.

ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS




  • Procurar os PSFS munidos dos cartões de vacinas das crianças para certificarem a questão vacinal conforme o calendário do Ministério de Saúde.



  • Evitar o contato com pessoas infectadas;



ORIENTAÇÕES PARA AS PESSOAS JÁ CONTAMINADAS

Procurar o PSF ao perceber sinais e sintomas, mantendo a medicação para febre e outros conforme a prescrição do médico do PSF; Não estourar as bolhas,evitando infecções secundárias e futuras cicatrizes;Cortar as unhas da criança para evitar que coce e se machuque;Evitar o contato dos pacientes com outras pessoas no período de transmissão principalmente em fase escolar ;Tomar até 3 banhos por dia, com água morna para minimizar a coceira;Evitar alimentos quentes ou muito salgados, devido às feridas na boca.

Fonte: Vigilância Epidemiológica – 2018.
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
10/11/2018
09/11/2018
08/11/2018
 menos   4   5   6   7   8   9   10   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2018 - Arinos Notícias