Bem vindo ao Arinos Notícias, Terça-Feira, 19 de Março de 2024
Notícia
     
16 de Julho, 2018 - 09:41
POSSÍVEL RETORNO DE POLIO E SARAMPO RESULTA EM CAMPANHA

Em meio ao fantasma do retorno do sarampo e poliomielite ao Brasil, mesmo após erradicação, o Ministério da Saúde já definiu a data da Campanha Nacional de Vacinação contra as doenças em 2018. Será realizada de 6 a 24 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18.
O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto, boletins recentes da entidade advertem que está em curso um surto da doença. Entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos de sarampo no país (sendo 611 no Amazonas e 384 em Roraima), incluindo duas mortes, segundo a OMS. Já a preocupação com a polio se dá pelo fato de que, embora não tenha havido casos recentes no Brasil, identificou-se um registro da doença na vizinha Venezuela.
Uma das causas apontadas do retorno das doenças, é a baixa cobertura vacinal, que se dá pelo fato das pessoas não buscarem as unidades de Saúde para fazerem a vacina.
Alguns municípios estão extremamente abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, como é o caso de Denise, que apresenta apenas 16% de cobertura, sendo a meta 90%.
Indo na contramão desses municípios Tangará da Serra apresenta uma cobertura bastante expressiva, sendo inclusive superior a estabelecida, como informa o secretário de Saúde Itamar Bonfim. “Nós finalizamos em 2017 com relação a poliomielite chegamos 101,33% de cobertura. Com relação a tríplice viral que combate a caxumba, rubéola e sarampo chegamos a 100,47%, uma ótima cobertura, então ultrapassamos o pactuado. No ano de 2017 o estado fechou com 96,67% na polio e 98,03% na tríplice viral, então está acima de 90%”.
De acordo com Itamar, os números bons elevam as estatísticas e os números ruins a fazem cair. Por esse motivo, o secretário faz um apelo à população. “Que vão às unidades para se vacinar. Levem o cartão e o que estiver atrasado será feito, pois mesmo estando acima nos números ela pode ser trazida por uma pessoa que não se vacinou e ela se alastrar”, alerta o secretário.

Fonte: diariodaserra
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
26/01/2024
25/01/2024
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2024 - Arinos Notícias