Bem vindo ao Arinos Notícias, Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019
Noticias
     
10 de Junho, 2019 - 08:13
Médicos realizam retirada de órgãos para transplante em MT após 10 anos

Procedimento de retirada de órgãos foi realizado por equipe técnica de Mato Grosso, autorizada pelo Ministério da Saúde.


Com o apoio da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi realizada, nessa sexta-feira (07), a captação de múltiplos órgãos coordenada por uma equipe de Mato Grosso - que passou por 10 anos de interrupção do serviço. Os servidores conduziram o procedimento no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).




Profissionais da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPSMC mobilizaram-se desde o início da abertura do Protocolo de Morte Encefálica, o que possibilitou a captação em tempo hábil dos rins, fígado e córneas.



O retorno da captação local contou ainda com o apoio técnico de profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, que conduziram a retirada de fígado enquanto a equipe do Hospital Santa Rosa realizava a retirada dos rins. As córneas foram extraídas pela equipe do Banco de Olhos de Cuiabá.



O procedimento foi bem-sucedido e os órgãos humanos coletados foram disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes. De acordo com Molina, a equipe de transplante do Estado e o hospital credenciado já se encontram aptos para a tão esperada retomada do Transplante Renal em Mato Grosso.



Além do Sistema Estadual de Transplantes, estiveram envolvidos no procedimento o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o MT Hemocentro, o Laboratório Imunogenética do Hospital Geral e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



 

Fonte: G1 MT
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
19/06/2019
18/06/2019
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2019 - Arinos Notícias