Bem vindo ao Arinos Notícias, Domingo, 21 de Julho de 2019
Noticias
     
1 de Julho, 2019 - 13:06
Brasil vai gelar durante a primeira semana de julho de 2019

Provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez seja a única com esta força este ano; em Goiás erro no site chega a estimar -2°C

Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil durante a primeira semana de julho de 2019. Entre os dias 1 e 8 de julho, o país deve sentir um resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno. Muito provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez só tenhamos uma com esta força este ano.

O resfriamento desta massa de ar frio começará a ser sentido sobre o Sul do Brasil no dia 1 de julho, mas só a partir do dia 3, quarta-feira, começa a se espalhar pelo país. O pico desta onda de frio deve ser nos dias 5 e 6 de julho de 2019.

A chegada desta massa polar confere com a previsão climática feita pela Climatempo de que o frio do inverno de 2019 ficará concentrado em julho. A previsão deste resfriamento extremamente forte na primeira semana de julho não muda a previsão de que o inverno de 2019 terá poucos eventos de frio e é sob a influência de um El Niño fraco.

Temperaturas muito baixas

O frio esperado desta massa de ar polar tem potencial para provocar temperaturas negativas no Sul e próximas de 0°C no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas o frio de 10°C poderá ser sentido na Bahia e em áreas do centro-norte de Goiás.

Geada

A geada poderá se formar de maneira generalizada sobre o Sul do Brasil, atingindo Curitiba e o norte do Paraná, e em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Desta vez, a geada pode ser severa em áreas do Sul e do Sudeste, com danos para a agricultura.

É possível que tenhamos geada em Mato Grosso do Sul, em muitas áreas de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no centro, oeste e sul de Minas Gerais, nas áreas serranas e no sul do Rio de Janeiro. Não se poderia descartar também um risco de geada até para o sul de Goiás e a formação de geada nas áreas de grande altitude na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, como a serra do Caparaó.

Chuva, raio e vento

Antes do frio intenso chegar, vários estados brasileiros terão chuva, raios e até o risco de chuva forte. O acentuado choque térmico entre o ar muito quente que predomina no Brasil e a entrada desta massa de ar frio muito forte vai gerar também condições para fortes rajadas de vento.

No decorrer da primeira semana de julho tem previsão de chuva para todos os estados da Região Sul, todos os estados do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, mas não se descarta a chance de chover até no Distrito Federal.

A frente fria que traz esta intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar alguma chuva também em Rondônia, no Acre, sul do Amazonas e atinge a Bahia.

Goiânia

Um possível erro registra que no próximo domingo (7) a temperatura pode chegar a -2° em Goiânia. Entramos em contato com o INMET e o site Clima Tempo e estamos aguardando retorno da confirmação da real temperatura no fim de semana em Goiânia.




Fonte: CURTA MAIS
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
20/07/2019
19/07/2019
18/07/2019
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2019 - Arinos Notícias