Bem vindo ao Arinos Notícias, Terça-Feira, 19 de Março de 2024
Noticias
     
18 de Outubro, 2019 - 15:05
Agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias mato-grossenses

Mais de 104 mil famílias vivem da agricultura familiar. Crescimento da agricultura familiar é atribuída à reforma agrária, pois aumentou o número de assentamentos e comunidades rurais.


 



Cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias de Mato Grosso são produzidos pela agricultura familiar. Segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no estado, vivem cerca de 104 mil famílias que produzem alimentos para consumo dos moradores locais.





Os produtos mais consumidos são o leite, o peixe, mandioca, frutas, verduras e legumes.




A economia do estado é baseada nas commodities produzidas pelo agronegócio, mas com foco na produção nas grandes propriedades rurais e que são equipadas tecnologicamente. A balança comercial do país é favorecida pela exportação dos produtos das grandes plantações.




Entretanto, a agricultura familiar é que garante a comida na mesa das famílias mato-grossenses. Das famílias produtoras, 61.937 mil moram em assentamentos e 42.409 mil em propriedades tradicionais. São 141 municípios divididos em nove regiões administradas pela Empaer e que presta suporte às famílias de baixa renda que vivem do ramo agrícola.





O engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro, disse ao G1 que o crescimento de agricultores familiares no estado é devido à reforma agrária, pois aumentou o número de assentamentos e comunidades rurais. Ele disse que em 20 anos, o número de agricultores em Mato Grosso praticamente dobrou.




Almir contou que de modo geral, entre agricultura familiar e empresarial - grandes produtores, em 1995, de acordo com dados de uma revista especializada em agronegócios, o estado tinha cerca de 55.077 mil agricultores, em 2006, segundo o IBGE, as eram 86.167 mil.




No último levantamento da Empaer, em 2015, o número de agricultores era superior a 105 mil.




No Censo Agro 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de agricultores no estado é de 118.676 mil. O Censo também contabilizou o número de pessoas que trabalham na agricultura, mas não necessariamente são agricultores, em torno de 424.465 mil trabalhadores agrícolas.



O atendimento da Empaer disponibilizados às essas famílias de baixa renda e produtoras são por meio da assistência técnica, fomento, validação de tecnologia e acesso ao crédito para que possam financiar a produção por meio das pequenas plantações onde moram.




O IBGE estima que no Brasil, a agricultura familiar representa cerca de 84% de todas as propriedades rurais do país. No entanto, do total das áreas utilizadas para produções agropecuárias, cerca de 24,3% são utilizadas pela produção agrícola familiar.



Segundo o relatório “ Estado da Alimentação e da Agricultura”, produzido pela Organização das Nações Unida (ONU), a maioria dos alimentos consumidos pela população brasileira vem da agricultura familiar. Os alimentos mais consumidos são o leite, com 58%, a mandioca, com 83%, e o feijão com 70%.




Ainda segundo os dados da ONU, a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos no planeta. Essa prática oriunda das famílias produtoras, preserva cerca de 75% dos recursos agrícolas.





* Sob a supervisão de Pollyana Araújo






 


 


 

Fonte: G1 MT
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
26/01/2024
25/01/2024
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2024 - Arinos Notícias