Bem vindo ao Arinos Notícias, Sábado, 29 de Fevereiro de 2020
noticias
     
21 de Janeiro, 2020 - 08:00
Os recordes das exportações brasileiras são destaque no Momento Agrícola deste final de semana

O Agro brasileiro exportou US$ 96,8 bilhões em 2019, respondendo por 43,2% das exportações totais do país no ano passado. Estes números representam 1% a mais que as exportações de 2018, segundo informa o Momento Agrícola deste final de semana

O programa produzido e apresentado pelo agrônomo, consultor e produtor rural tangaraense Ricardo Arioli cita o milho, a carne e o algodão como destaques nos negócios internacionais do Agro.

Milho

O milho respondeu por 43 milhões de toneladas exportadas em 2019, o que situa o Brasil como maior exportador mundial do grão. O recorde anterior de exportações de milho pelo Brasil foi em 2017, quando 29 milhões de toneladas foram destinadas ao mercado externo.

Vale lembrar que, se por um lado esse recorde contribuiu fortemente para a balança comercial brasileira, por outro quase representou desabastecimento no mercado interno. O preço do milho disparou e já há indícios da falta do produto no mercado interno neste primeiro semestre.

O milho, por ser base da alimentação na pecuária, fará os preços da carne – em especial a suína e a de frango – subirem para o consumidor. Por sinal, os custos de produção de suínos e frangos já estão mais altos, em respectivos percentuais de 8,4% e 6%.

Carne e Algodão

Momento Agrícola destaca que a carne, por sua vez, somou um volume de 3,4 milhões de toneladas exportadas. Deste total, 45% foram destinados à China e Hong Kong. O motivo? A peste suína africana enfrentada pelos países asiáticos, que praticamente dizimou os seus rebanhos suínos.

Já o algodão somou um montante exportado de US$ 2,6 bilhões em 2019. O valor é 56% maior que em 2018.

Outros destaques

Ricardo Arioli traz ainda, no mesmo programa, informações sobre a situação das lavouras de soja e milho do Rio Grande do Sul, as condições atuais das lavouras do Paraguai e detalhes sobre o acordo China x EUA.




 

Fonte: Enfoque Business
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
28/02/2020
27/02/2020
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2020 - Arinos Notícias