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14 de Fevereiro, 2020 - 15:29
Mauro cobra de Bolsonaro Ferrogrão e solução para asfaltamento em reserva indígena

Em solenidade de inauguração da pavimentação dos últimos 50 quilômetros da Rodovia BR-163, na divisa entre Mato Grosso e Pará, o governador Mauro Mendes (DEM) cobrou do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) um desfecho para a Ferrogrão e uma solução para asfaltar trecho da Rodovia BR-158 que passa por dentro da reserva indígena Marãiwatsédé, na região nordeste do Estado.


A cobrança do governador foi feito seu discurso na solenidade, que contou com as presenças do governador do Pará, Helder Barbalho, do ministro de infraestrutura Tarcísio de Freitas e do ministro Onyx Lorenzoni que deixou a chefia da Casa Civil e foi para o Ministério da Cidadania.


O Democrata agradeceu ao Governo Federal por finalizar a rodovia, mas lançou um desafio ao presidente para que ele iniciar e finalizar, ainda neste mandato a Ferrogrão, projeto de ferrovia que irá ligar a cidade de Sinop (500 km de Cuiabá)  ao porto de Miritituba, no Pará.


“Em nome de milhares de mato-grossense, quero agradecer o seu Governo por estar neste momento comemorando com o Brasil este marco histórico da inauguração da 163. Gostaria de deixar ao senhor um convite importante. Temos agora, sendo construído o desafio da Ferrogrão. Uma ferrovia que também vai sair de Sinop e chegará a Miritituba. São mil quilômetros. Esta ferrovia será um marco histórico para esta região. Tenho certeza que com os passos que já foram dados, com a celeridade que estou vendo o ministério e sobre a sua liderança, vamos começar no seu mandato e terminar no seu mandato esta importante ferrovia para Mato Grosso, para o Pará e para o Brasil”, disse o governador mato-grossense, que também pediu para que o impasse com a área indígena na Rodovia BR-158 seja resolvido.


“Precisamos encontrar uma solução para estes problemas que afligem a infraestrutura do país, que é os entraves ambientais. Conversei com o ministro Onix e está tramitando no Congresso um novo marco do licenciamento. Com a coragem que o senhor tem mostrado para enfrentar temas que nunca foram enfrentados, nós poderemos criar uma nova realidade que traga justiça, que preserve o meio ambiente, mas que preserve o interesse dos brasileiros e de quem produz neste país”, finalizou.


A BR-163, que liga os estados do Mato Grosso e do Pará, é uma das principais vias de acesso aos portos do chamado Arco Norte, usados para exportação de soja e milho. O novo trecho asfaltado liga os municípios de Moraes Almeida e Novo Progresso, ambos no Pará. Antes da obra, os caminhoneiros enfrentavam engarrafamentos e veículos atolados na lama nesse trecho da estrada.


A conclusão das obras contribui para desafogar os portos das regiões Sudeste e Sul e coloca as cargas brasileiras mais próximas de parceiros comerciais estratégicos na Europa e em outros importantes destinos para os produtos nacionais.

Fonte: olhar direto
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