Bem vindo ao Arinos Notícias, Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020
Noticia
     
20 de Setembro, 2020 - 16:26
Homenagem do Site Arinos Notícias pelos 29 anos de emancipação do município de Tabaporã.

O nome Tabaporã tem origem indígena. Taba significa aldeia, povoação, e porã significa bonito, formoso. Cidade bonita.

A pequena cidade surgiu no ano de 1984 sendo povoada por maioria de pessoas vindas do estado de São Paulo e do Paraná, trazendo na “bagagem” o sonho de uma vida melhor para e si e seus familiares.

Um grande homem de nome José Pedro Dias, popular Zé Paraná foi o idealizador da pequena cidade, homem forte e de muita garra, com jeito simples cativava as pessoas para virem desbravar a promissora região.

Como Zé Paraná era muito conhecido por toda região do Vale do Arinos, inclusive foi prefeito de Juara, trouxe consigo muitas famílias da região que abraçaram juntos o sonho de fazer acontecer tudo isto que hoje aqui temos.

Em 20 de dezembro de 1991 foi criada a lei estadual nº 5.913 de autoria do deputado Hermes de Abreu e sancionada pelo governador Jaime Campos criando-se o município de Tabaporã.

Grandes dificuldades foram enfrentadas pelos pioneiros deste pequeno pedaço de Brasil. Ao longo dos anos, muitos se foram, sem poder vislumbrar a melhoria que hoje chegou. Hoje com 29 anos de emancipação podemos celebrar muitos avanços que houve na “pequena Aldeia”, como asfalto, telefonia, internet, energia, produção de gado de corte e leite, produção agrícola, escolas, atendimento de saúde, praças, comércios, poder público, carros, estradas... tudo o que temos hoje parece normal, mas bem pouco tempo não tínhamos nada disso, nem o básico que são as estradas.

PARABÉNS TABAPORÃ, Parabéns a este povo que te carregou nos “braços fortes” durante todo este tempo. Somos eternamente gratos aos mais conhecidos, e também a tantos anônimos que derem suas vidas e seu sangue lutando por uma Tabaporã melhor, onde tudo era tão precário, onde a situação era de tanta fragilidade, mas se depara com um povo “forte e retumbante, que não fugia a luta”... e assim de uma “pequena aldeia” nasceu esta linda cidade. Muitos dos desbravadores estão tendo a dádiva da vida de poder ver o progresso chegar, isto é maravilhoso! Parabéns também ao povo que chegou depois de tantos desafios terem sido superados, mas novos desafios aparecerão, e juntos venceremos, a vinda de vocês muito engrandece o nosso município, somos um povo hospitaleiro e acolhedor e tudo que for para somar, serão bem vindos!

“Os heróis que aqui resistiram, com orgulho hoje são seus fãs, com troféus entalhados em prantos, vencem juntos com Tabaporã”. Estrofe do Hino de Tabaporã.


Arinos Notícias/Rosineide Lauro




 

Fonte: Arinos Notícias
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
19/10/2020
16/10/2020
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2020 - Arinos Notícias