Bem vindo ao Arinos Notícias, Sábado, 27 de Novembro de 2021
noticias
     
26 de Agosto, 2021 - 13:14
Lua avermelhada encanta mas é mau sinal em vários pontos do Brasil; entenda

A lua avermelhada observada no céu de algumas regiões do Brasil nos últimos dias é, na verdade, resultado da poluição atmosférica que se acumula somada às queimadas registradas no Norte, Centro-Oeste e em São Paulo.

A explicação foi dada pelo Climatempo, em meio aos elogios à aparência do satélite nas redes sociais. A empresa de meteorologia destaca que a cor diferenciada, também observada no nascer e no pôr do sol, está conectada a uma grande camada de poluentes nocivos à saúde humana.

O acúmulo dessas substâncias é favorecido pela massa de ar seco que domina vários estados, já que ela deixa a atmosfera mais estável, o que "prende" a poluição nas camadas mais baixas.

A coloração é resultado do contato entre a luz do Sol e as partículas concentradas na atmosfera. Nas condições atuais, quando a Lua está próxima do horizonte, a luz por ela refletida precisa passar por uma espessa camada de atmosfera antes de chegar aos nossos olhos.

E a atmosfera mais densa, ocupada pelos poluentes, muda essa dinâmica, "absorvendo" a cor verde, azul e violeta e deixa passar somente os tons vermelhos, provocando a tonalidade alaranjada no satélite.

Em explicação divulgada hoje, o Climatempo destaca que os poluentes podem ser naturais, como poeiras, mas também fuligem e black carbons (BC), consequência da alta quantidade de queimadas no Norte, Centro-Oeste e São Paulo.

O tom avermelhado fica mais intenso quando há partículas de queimadas, erupções vulcânicas ou poluição na atmosfera.

Em São Paulo, um dos estados mais afetados pelo ar seco, a situação deve mudar nos próximos dias, com a previsão de chuva e temperaturas mais amenas.

Fonte: Uol
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
19/11/2021
18/11/2021
17/11/2021
 menos   2   3   4   5   6   7   8   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2021 - Arinos Notícias