Bem vindo ao Arinos Notícias, Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021
noticias
     
6 de Setembro, 2021 - 13:23
Dois casos de vaca louca no Brasil levam à suspensão das exportações de carne para a China

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou, na manhã do último sábado (4), a ocorrência de casos do mal da vaca louca em um frigorífico de mato Grosso, no município de Nova Canaã do Norte.

O Mapa também comunicou um registro da doença num frigorífico de Minas Gerais, em Belo Horizonte. De acordo com a pasta, após a confirmação, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) foi notificada oficialmente, procedimento protocolar do setor.

Em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre Brasil e China, ficam suspensas temporariamente as exportações de carne bovina ao país asiático. Em nota, o Mapa informou que a medida passou a valer já no sábado (4) e valerá até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os dois casos em Mato Grosso e Minas Gerais.

Principal destino

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a China segue como principal destino da carne brasileira. No mês de julho, o volume total de exportação foi de 91.144 toneladas, com crescimento de 11,2%.

“As receitas tiveram alta de 19,1% somaram US$ 525,5 milhões. Quando se observa o período de janeiro a julho de 2021, os embarques para a China já somam 490 mil toneladas e receitas de US$ 2,493 bilhões, crescimento de 8,6% e 13,8%, respectivamente, no comparativo com o mesmo período de 2020”, disse a Abiec.

Os dois casos confirmados neste sábado foram detectados em vacas de descarte que apresentavam idade avançada.

Segundo o Mapa, a EEB atípica ocorre de maneira espontânea e esporádica e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados.

O Mapa ainda informou que a confirmação não altera o status do país como de “risco insignificante para doença”.

Fonte: Enfoque Business
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
21/10/2021
20/10/2021
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2021 - Arinos Notícias