Bem vindo ao Arinos Notícias, Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022
noticias
     
24 de Novembro, 2021 - 13:26
Covid ou gripe? Saiba diferenciar os sintomas e como proceder

Com sintomas parecidos com os da Covid-19, a gripe tem provocado uma corrida às unidades públicas de saúde e aos consultórios no Rio. A Secretaria municipal de Saúde confirmou que há uma semana a capital enfrenta um surto de Influenza A e fez um apelo para que as pessoas — exceto crianças com menos de 6 meses — procurem se vacinar contra a doença nos postos. Agora, o imunizante pode ser aplicado no mesmo dia da vacina contra o coronavírus.

Causadas por vírus diferentes — a gripe pelo Influenza e a Covid-19 pelo SARS-CoV-2 —, as doenças podem apresentar sintomas semelhantes, o que dificulta o diagnóstico. Entre as poucas singularidades que podem ajudar a fazer a diferenciação de forma clínica estão dois sintomas bastante frequentes nos pacientes do novo coronavírus e que não se manifestam na gripe: as perdas do olfato e do paladar.

A principal forma de contaminação da gripe ocorre ao ter contato com secreções das vias respiratórias de alguém que está com a doença. Também há transmissão ao tocar em superfícies contaminadas e levar as mãos aos olhos, boca e nariz.

Em locais onde há circulação dos dois vírus simultaneamente, torna-se mais difícil o diagnóstico clínico da infecção. A infectologista Tânia Vergara explica que sem o teste é impossível distinguir se a pessoa com sintomas está contaminada com a Covid-19 ou outro vírus respiratório. A presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro ainda diz que os cuidados são os mesmos: preferir ambientes arejados, uso de máscara e higiene das mãos.

— O correto é adotarmos o que acontece em países asiáticos, por exemplo. Em casos de sintomas, prefira ficar em casa e, caso saia, utilize a máscara. Os sintomas são muito parecidos, então procure uma unidade de saúde pública para fazer o teste da Covid-19.

Fonte: O Globo
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
21/01/2022
20/01/2022
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2022 - Arinos Notícias