Bem vindo ao Arinos Notícias, Sábado, 28 de Maio de 2022
noticias
     
11 de Janeiro, 2022 - 13:31
Barragem em município de MT chega a nível de alerta e Defesa Civil é acionada

A Defesa Civil de Mato Grosso tem atuado juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com o Corpo de Bombeiros em ações de resposta e monitoramento da barragem de Confresa (a 1.167 km de Cuiabá). O volume de água já chegou ao nível de alerta. O município já decretou estado de emergência em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas.

De acordo com a Defesa Civil, foram realizadas ações de abertura de vertedouro adicional para queda no nível do reservatório, em Confresa, que já atingiu o nível de alerta. A Sema já descartou o risco de rompimento da barragem, mas ela segue sendo monitorada pelos órgãos.

Em dezembro do ano passado o prefeito de Confresa, Ronio Condão (PP), já havia decretado estado de emergência e calamidade pública por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas. Estradas foram alagadas e pontes foram destruídas pela água.

O Decreto n° 250/2021, de 27 de dezembro, possibilita que o município tenha acesso a recursos da União destinados a órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres, e de respostas e de recuperações de áreas, além de autorizar a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, e reconstrução dos pontos prejudicados.

O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações e o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.

Fonte: Olhar Direto
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
27/05/2022
26/05/2022
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2022 - Arinos Notícias