Bem vindo ao Arinos Notícias, Terça-Feira, 11 de Maio de 2021
noticias
     
14 de Abril, 2021 - 13:47
Vacina russa irá imunizar todos acima de 30 anos em MT; governadores "peitam" Anvisa

Diante do impasse junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberação de 37 milhões da vacina Sputnik V, de fabricação russa, o governador Mauro Mendes e demais chefes de outros 11 Estados das regiões Norte e Nordeste voltam a se reunir na tarde desta quarta-feira (14) para decidir quais providências vão adotar. Mendes antecipou que no encontro será discutida a possibilidade de "peitarem" a autarquia federal, que vem colocando obstáculos, exigindo vários documentos e postergando a autorização para importação e uso do imunizante.

Mauro Mendes lembrou que mais de 50 países já estão utilizando a vacina Sputinik V e não entende os motivos de tantas dificuldades na liberação para que o imunizante seja importado. Inclusive, o democrota criticou, em entrevista nesta terça-feira (13), esse impasse e interpretou a demora da Anvisa como uma ação proposital para "boicotar" a compra dos imunizantes feita por governadores já que o Governo Federal, representado pelo presidente Jair Bolsonaro, não tomou a frente da situação.

"As pesquisas mostram que ela tem um dos maiores índices de eficiência entre todas as vacinas. Chega a mais de 90% para os casos leves. Então, não teria porquê, mas a gente acredita que o bom senso vai imperar e vai ser liberada. São 37 milhões de vacinas no país. Estamos comprando 1,2 milhão de doses do componente A e B porque essa vacina é feita por dois componentes", pontuou o governador em entrevista coletiva transmitida pela internet na manhã desta quarta-feira.

Outra observação do governador foi em relação ao fato de que a Sputinik V é composta por dois componentes, aplicados também em duas doses. "Então a gente está comprando para 1,2 milhão de pessoas. Imagina isso aqui em Mato Grosso. A gente vacina até 30 anos de idade e praticamente todo mundo rapidamente", disse Mendes.







Thank you for watching




Pelo cronogram inicial, estava previsto o embarque do primeiro lote para o dia 20 deste mês, mas por causa da não autorizção da Anvisa, esse cronograma poderá sofrer alteração. "Está programada uma entrega de 4 milhões em abril, depois em maio, junho e julho. Em 4 meses chegaria a isso 37 milhões de brasileiros que seriam vacinados porque ela trabalha com adenovírus, a primeiro componente é o adenovírus 26 e o segundo componente é o adenovírus 5. Não é igual a Coronavac que são duas doses da mesma vacina, a pessoa toma uma dose e depois toma outra", explicou o governador.

A Sputinik V é uma vacina produzida por dois componentes e Mato Grosso, segundo Mauro Mendes, comprou 1,2 milhão dos componentes A e B. "Então, é para 1,2 milhão de pessoas", afirmou o democrata, na coletiva ao comentar sobre a reunião desta tarde.

"Estamos aguardando a Anvisa e algumas burocracias que tem. Vamos ter uma reunião hoje à tarde com os governadores para decidir isso, se a gente meio que peita isso, se faz, se aposta que a Anvisa vai liberar, mas acredito que o bom senso vai imperar e isso vai acontecer", pontuou.

OUTROS ESTADOS

O estado do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PCdoB) já acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para liberar a importação do imunizante. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também anunciou em live realizada no último sábado (10) que os governadores do Nordeste avaliam a possibilidade de buscarem a Justiça para que as vacinas russas da Sputnik V, adquiridas por eles sejam sejam liberadas para entrar no País e serem aplicadas na população o mais rápido possível.

Fonte: Folha Max
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
10/05/2021
07/05/2021
06/05/2021
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2021 - Arinos Notícias